#DescritivodeImagem #PraTodosVerem
Arte com fundo cinza claro. Nos cantos superiores, temos peças de quebra-cabeças coloridas. Abaixo, em tarja cinza escuro, temos o título: Reunião Técnica das unidades do Sistema de Integridade Poder Público estadual. Abaixo, temos dois prints de tela da reunião on-line. No rodapé, temos o logotipo da Controladoria Geral do Estado de SP Governo do Estado São Paulo São Todos.
A Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE SP) realizou, nesta quinta-feira (24/04), uma Reunião Técnica com as Unidades de Gestão de Integridade (UGIs) dos órgãos da Administração estadual. A reunião, que ocorreu em formato on-line, contou com a participação de 160 agentes públicos que atuam nas UGIs e na Subsecretaria de Integridade Pública e Privada do Estado (SIPPS). O encontro representou uma oportunidade para fortalecimento do Sistema de Integridade a da interação entre as unidades que o integram, além de permitir a discussão dos recentes avanços e projetos de integridade pública em realização no Estado.
O Subsecretário de Integridade Púbica e Privada, Breno Cerqueira, apresentou, na abertura do encontro, os resultados das Pesquisas de Percepção sobre Integridade Pública realizadas nos anos de 2023 e 2024, que contaram com a participação de mais de 17 mil respondentes em cada uma das edições. Em avaliação comparada, o Subsecretário destacou a necessidade de esforços para comunicar e divulgar o Plano de Integridade e o canal de denúncias dos órgãos, uma vez que não houve avanço significativo em relação a esses temas.
Além disso, destacou as principais medidas estruturantes adotadas pelo Estado com relação ao aprimoramento da integridade pública, contemplando a criação do Sistema de Integridade do Poder Executivo estadual, a aprovação do Código de Ética do Estado, a publicação dos decretos que tratam da prevenção do nepotismo e do conflito de interesses e a publicação do decreto que trata da divulgação de compromissos públicos de agentes públicos.
A Diretora de Fomento à Integridade da SIPPS, Mônica Miyaura, apresentou orientações às UGIs relacionadas à melhoria da comunicação das ações de integridade de cada órgão ou entidade, ao registro das ações de monitoramento do Plano de Integridade das unidades da Administração, e da necessidade de atualização das informações dos membros das UGIs. A Diretora também apresentou, em linhas gerais, os resultados parciais da avaliação dos programas de integridade dos órgãos e entidades pela CGE SP.
Também participaram do encontro os demais integrantes da SIPPS, com destaque para as Coordenadoras Mayumi Hayashida e Karina Kuroda que apresentaram, respectivamente, detalhes do Sistema de Monitoramento dos Programas de Integridade e da evolução dos programas a partir de análise do contexto de riscos nos quais cada um dos órgãos e entidades estão inseridos.