Visualizador do Conteúdo da Web
Visualizador do Conteúdo da Web
Perguntas Frequentes
Policiais militares, policiais civis, policiais técnico-científicos e servidores administrativos.
A Secretaria da Segurança Pública é a responsável pela administração das polícias em todo o Estado de São Paulo. A chefia geral da organização policial é competência do secretário da Segurança Pública – escolhido e nomeado pelo Governador do Estado. Como titular da pasta, o secretário da Segurança Pública é a mais alta autoridade policial na escala hierárquica, estando subordinados a ele as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica. Desde 1987, o secretário da Segurança Pública conta com um secretário-adjunto, função estabelecida por meio de decreto estadual, para, além das atribuições legais e regulamentadas, responder pelo expediente nos impedimentos legais, temporários e ocasionais do titular da pasta. Além disso, tem a incumbência de representar o secretário junto às autoridades e órgãos públicos, e coordenar o relacionamento entre o titular da pasta e os dirigentes dos órgãos da Secretaria da Segurança Pública e das entidades descentralizadas a ela vinculadas.
A Polícia Civil é encarregada de investigar crimes e contravenções, e reunir provas sobre suas circunstâncias e sua autoria, atuando primordialmente após a ocorrência do fato criminoso. É composta por policiais de várias carreiras como: delegados de polícia, escrivães, investigadores e agentes policiais.
A Polícia Militar é composta por policiais fardados incumbidos de prevenir as condutas criminosas e zelar pela ordem pública, atuando primordialmente na prevenção do crime. É integrada por policiais com várias patentes, como: coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente, subtenente, sargento, cabo e soldado.
A Polícia Técnico-Científica coordena e supervisiona os trabalhos de pesquisa nos campos da Criminalística e da Medicina Legal. É integrada por atendente de necrotério; auxiliar de necropsia; desenhista técnico-pericial; fotógrafo técnico-pericial; médico legista; oficial administrativo; perito criminal; e técnico de laboratório. A SPTC trabalha em estreita cooperação com as polícias Civil e Militar, e com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
São utilizados para retratar a situação da segurança pública e permitir o planejamento de ações policiais e de investimentos no setor. Em São Paulo, a compilação dos dados é feita pela Secretaria da Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) - responsável pela análise dos dados de interesse policial e pela realização de estudos para prevenir e reprimir a criminalidade.
A coleta de dados criminais em todo o Estado de São Paulo padroniza e organiza o fluxo de números coletados junto às polícias, a partir do registro de ocorrências criminais. Seu conteúdo ajuda a monitorar a evolução das tendências dos principais indicadores criminais do período, bem como na tomada de decisões no âmbito do Estado e das polícias.
Os concursos são divulgados nos sites das próprias polícias, nas instituições responsáveis pela realização dos mesmos e também nas mídias especializadas, além da divulgação dos editais que são publicados no Diário Oficial do Estado.
SSP possui dois principais canais:
Disque denúncia: 181
Web denúncia: webdenuncia.sp.gov.br
Visualizador do Conteúdo da Web
Além dos canais de denúncia, existem outros disponíveis à população: