SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HVND06HUU68KAUM37
Z7_086423G03PO000690GFPAV0LP6

Cursos

Curso Presencial

A abordagem pedagógica que referencia os trabalhos em sala de aula contempla a educação permanente e a pedagogia por competências e habilidades, cujos princípios são a consideração pelo saber e a experiência do participante, visando estimular o potencial criativo do indivíduo para que ele aplique o aprendido em situações reais de trabalho.

Complementando a abordagem acima descrita, há a preocupação em considerar e trabalhar os interesses e os problemas trazidos pelos alunos para a sala de aula, bem como os conhecimentos acumulados durante sua vivência profissional e pessoal. Esses aspectos são utilizados pelos professores do programa para definir e conduzir o processo de ensino-aprendizagem e constituem-se em elementos facilitadores para o envolvimento, a participação e o clima motivacional entre os participantes.

Com o objetivo de fixar conteúdos e garantir sua aplicação na realidade de trabalho dos participantes, a metodologia do curso prevê, além do embasamento teórico-conceitual e prático, também um processo de avaliação permanente e de caráter formativo por meio de trabalhos em grupo, simulações e, ainda, dinâmicas desenvolvidas em sala de aula, que trabalharão diretamente com os problemas práticos do dia-a-dia, apresentados pelos próprios participantes.

 

Curso Híbrido

Ambiente híbrido é aquele formado por mais de um espaço de aprendizagem, podendo compreender um curso on-line amparado por uma comunidade virtual de aprendizagem, ou um curso presencial e um ambiente virtual de apoio, ou outras múltiplas possíveis configurações.

 

Curso On-line (EaD – Educação a Distância)

Na abordagem "Broadcast"

O Curso na abordagem broadcast, que não permite nenhum tipo de interação com o participante (aluno), mas pode atingir grande número de aprendizes. O modelo preocupa-se em como a informação é armazenada, representada e, principalmente, transmitida. O computador torna-se, assim, poderosa ferramenta para armazenar, representar e transmitir a informação. Essa abordagem baseia-se no modelo tutorial, em que a informação é organizada de acordo com uma sequência pedagógica particular¹, a ser apresentada ao participante.

Assim, o conteúdo é preparado e organizado previamente, para só depois de pronto ser oferecido ao participante, que não pode fazer nenhuma alteração. A interatividade do participante com o computador ocorre por meio da leitura da tela.

Na abordagem “Contextualizado e o estar junto virutal"

No construcionismo, o aprendiz constrói alguma coisa (o aprendizado ocorre por meio do fazer). Além disso, o aprendiz está construindo algo do seu interesse e para o qual está bastante motivado, o que contribui para uma aprendizagem mais significativa.

Assim, baseada no construcionismo contextualizado, a abordagem estar junto virtual prevê um alto grau de interação entre professor e aprendizes, e entre os próprios aprendizes. A Internet não só proporciona os meios para que essas interações sejam intensas, como também permite o acompanhamento do aluno e a criação de condições para o professor “estar junto”, ao lado do aluno, vivenciando e auxiliando-o a resolver seus problemas, porém virtualmente.

Nessa abordagem, a figura do mediador torna-se indispensável, mas não como único responsável pelo processo de ensino e aprendizagem, e sim como indivíduo que assume uma posição de igualdade com os demais participantes do ambiente e entende que todos – aprendizes e mediadores – detêm conhecimentos específicos, diferenciados e relevantes. Por um lado, o mediador é diferenciado por ser a pessoa que apresenta uma intencionalidade pedagógica e que deve preservar os objetivos originais do curso – o barco tem um timoneiro! Por outro lado, aprendizes e mediadores passam a ser coautores e coprodutores do seu próprio conhecimento e, também, ambos são coautores e coprodutores do que está sendo produzido e incorporado no ambiente, em um movimento contínuo e recursivo.

Saiba mais
Complementary Content
${loading}