Visualizador do Conteúdo da Web
REDE DE REABILITAÇÃO LUCY MONTORO
Visando proporcionar o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras, foi criada a Rede de Reabilitação Lucy Montoro pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, pelo decreto 52.973, de 12 de maio de 2008, regulamentada pelo decreto 55.739, de 2010, e alterada pelos decretos 58.050, de 2012, 61.003, de 2014, 63.990, de 2018 e 64.317, de 2019.
Atualmente o Estado de SP conta com 20 Unidades da Rede Lucy Montoro.
Confira a localização de cada unidade
Visualizador do Conteúdo da Web
PLANO ESTADUAL INTEGRADO PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (PEIPTEA)
O objetivo do plano é alinhar, articular e ampliar os serviços de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado. As ações serão desenvolvidas a partir do trabalho de um Comitê Gestor composto por representantes das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência; de Saúde; de Educação e de Desenvolvimento Social. A ideia é que as Pastas atuem conjuntamente, em suas respectivas áreas, para efetivar políticas públicas e implementar cuidados a este grupo.
Contato: crosilva@sp.gov.br
Visualizador do Conteúdo da Web
EQUOTERAPIA INCLUSIVA
O Governo do Estado de São Paulo inaugurou no Parque da Água Branca, em SP, um espaço dedicado à equitação adaptada para pessoas com deficiência. Trata-se de uma atividade que proporciona socialização, autoconfiança e prazer aos praticantes ao promover por meio do cavalo uma abordagem multidisciplinar por seus estímulos sensório-motor.
Ao montar, a pessoa com deficiência se beneficia do movimento ritmado, além de ser extremamente prazeroso por ocorrer num ambiente não clínico e em contato com um animal de grande porte.
Visualizador do Conteúdo da Web
ATENDIMENTO SURDOCEGUEIRA
O programa é destinado às pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, resgate da autoestima, qualificação e requalificação profissional, através de oficinas culturais, de autonomia e sociais, para comunicação, leitura, escrita e atividade física, e profissionalizante com aulas de panificação e culinária.
Visualizador do Conteúdo da Web
ATENDIMENTO DEFICIÊNCIA VISUAL
O programa contribui para a inclusão das pessoas com deficiência visual através de minimizar as restrições na participação e estimular as atividades por meio de métodos compatíveis com o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual, aspectos culturais e sociais, além de interação com fatores pessoais e ambientais.
Além disso, desenvolve ações para a promoção da qualidade de vida da pessoa com deficiência visual, contemplando também, atividades de sensibilização, de orientação e/ou apoio no âmbito da participação social das pessoas com deficiência visual e seus familiares.