Visualizador do Conteúdo da Web
CTPB – CENTRO DE TREINAMENTO PARALÍMPICO BRASILEIRO
O Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro está localizado no Parque Fontes do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, e tem instalações esportivas indoor e outdoor que servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 17 modalidades paralímpicas: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado. Além disso, tem área residencial com alojamentos com capacidade para 280 pessoas, refeitório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio.
O CT Paraolímpico tem por missão desenvolver ações que possam posicionar o país entre as maiores potências esportivas do mundo. A construção do primeiro Centro de Treinamento Paraolímpico do Brasil foi oficializada em janeiro de 2013, em São Paulo. O objetivo, também, é desenvolver iniciativas que ajudem a massificar o esporte paralímpico no Brasil e auxiliar na inclusão da pessoa com deficiência em nossa sociedade.
Visualizador do Conteúdo da Web
JOGOS ESCOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO
Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP têm por objetivo promover por meio da prática paradesportiva a integração e o intercâmbio entre alunos, favorecendo a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser selecionados para compor a Delegação do Estado de São Paulo na etapa Nacional as Paralimpíadas Escolares, participarem do programa “Bolsa Talento Esportivo”, além de fomentar o paradesporto escolar no Estado de São Paulo.
Regulamento – Etapa Paralímpica 2024
Visualizador do Conteúdo da Web
JOGOS PARALÍMPICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO (PARESP)
O objetivo é favorecer o desenvolvimento da prática esportiva nos Municípios do Estado de São Paulo por meio da inclusão social e esportiva das pessoas com deficiência, por seletivas regionais classificatórias para uma final estadual com os melhor classificados de cada etapa. As categorias de competição são de Para-Atletismo, Para-Natação e Halterofilismo Paralímpico. Se classificam nas modalidades de Para-Atletismo e Para-Natação os três mais bem colocados por prova e gênero de cada seletiva regional, representando a sua região esportiva. A modalidade de Halterofilismo Paralímpico será disputada apenas na etapa final.
As secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes são responsáveis pela organização e coordenação dos jogos.
Boletim – 1ª regional Boletim – 2ª regional Boletim – 3ª regional
Visualizador do Conteúdo da Web
PROGRAMA PARALÍMPICO
O projeto Paralímpico (Programa de Desenvolvimento Paralímpico) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, e visa fomentar o esporte paralímpico de base. O projeto tem como foco professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.
Site oficial do programa
Visualizador do Conteúdo da Web
TIME SÃO PAULO PARALÍMPICO
O Time SP foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e, em 2024, conta com R$ 7.2 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 149 atletas de 16 modalidades, que representam o Estado e o país em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.
O objetivo é garantir o Pagamento de Bolsa para planejar, organizar, executar, controlar e avaliar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas paraolímpicos de alto nível, vinculados ao Estado de São Paulo, que apresentem potencial de bom desempenho nos Campeonatos Mundiais.