Visualizador do Conteúdo da Web
Saúde pública: confira como o Estado de SP cuida de seus cidadãos
São muitos os programas e ações criados envolvendo as Secretarias de Governo, Saúde, Esportes, Educação, entre outras – que visam a qualidade de vida de crianças, adolescentes, mulheres, idosos, e os mais vulneráveis.
O Bolsa do Povo tem ações pela Saúde?
Sim, e merecem destaque ações como o Acolhe Saúde, que só em 2022 prevê investimentos de mais de R$ 28 milhões para 3.800 bolsas para estudantes de baixa renda das áreas de Ciências da Saúde e Biológicas de todo o Estado. Além de promover a profissionalização dos estudantes, outro reflexo será a melhoria do atendimento ao cidadão que utiliza o serviço publico de saúde.
O programa Viva Leite distribui, gratuitamente, leite enriquecido com Ferro e Vitaminas A e D, para famílias que possuem uma criança (de 6 meses a 5 anos) ou um idoso – e renda mensal de até 2 salários mínimos. Além de ser um complemento alimentar, o leite auxilia na prevenção da anemia ferropriva e das deficiências de vitaminas A e D, assim como a desnutrição e a osteoporose.
Idosos também são beneficiados?
Esse é o público-alvo do programa VidAtiva, também do Bolsa do Povo, que estimula a prática de exercícios físicos com auxílio de R$ 100 para o pagamento de mensalidade em academias e clubes credenciados. Com isso, os idosos se previnem contra as doenças do coração, pulmões, músculos e ossos – e combatem a ansiedade e a depressão.
O que foi pensado para as adolescentes?
A saúde da mulher também é prioridade nos programas do Governo de SP, com destaque para o Dignidade Íntima, que se tornou lei em 23 de fevereiro de 2022: por meio da distribuição gratuita de absorventes em todas as escolas estaduais do Estado, previne a evasão escolar de milhares de meninas que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Há algum programa que combata o câncer de mama?
O programa Mulheres de Peito prevê que todas as mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos, no mês de seu aniversário, realizem a mamografia sem a necessidade de pedido médico. Em janeiro de 2022, houve a expansão do número das carretas de mamografia, que visam incentivar o público feminino para realização dos exames de mamografia para prevenir o câncer de mama ou detectá-lo precocemente, o que aumenta o sucesso do tratamento.