SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G0318OD061B96DBA6LQ6
Z7_086423G0318OD061B96DBA6L90

Conheça o Dignidade Íntima, programa que combate à pobreza menstrual

Dignidade Íntima

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo implantou o programa Dignidade Íntima para combater a pobreza menstrual na rede estadual de educação. Enviada à Assembleia Legislativa no início de março de 2022 em forma de projeto de lei, a iniciativa pode se tornar um programa permanente dessa mesma Secretaria.

👉 O que é Pobreza Menstrual?

É a falta de acesso a recursos financeiros, infraestrutura e até conhecimento por parte de meninas e mulheres para cuidados que envolvem a sua menstruação. Esse problema é reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Unicef.

👉 O que isso tem a ver com a evasão escolar?

Muitas meninas têm vergonha e medo da menstruação. Quando não têm acesso a absorventes, por exemplo, deixam de ir à escola, prejudicando o seu futuro. Segundo a ONU, no mundo, uma em cada dez meninas faltam às aulas por causa disso. No Brasil, uma em cada quatro.

👉 Como o Programa Dignidade Íntima é implantado nas escolas?

Absorventes são distribuídos gratuitamente em todas as unidades escolares da rede estadual. É promovida formação para profissionais da educação e estudantes a respeito da pobreza menstrual. Informações sobre a saúde da mulher também são compartilhadas, assim como a distribuição de materiais informativos para a construção de redes de apoio, garantindo privacidade e cuidado às meninas.

👉 Quem pode receber os absorventes?

Qualquer aluna da rede estadual de educação, priorizando aquelas em situação de vulnerabilidade social.

👉 Quem compra os itens de higiene menstrual?

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Paulista), que garante às escolas estaduais a verba anual exclusiva para o Dignidade Íntima.

✅ Para saber mais sobre o Dignidade Íntima, clique aqui.

Complementary Content
${loading}