A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) irão lançar um programa para acelerar o reassentamento de famílias em situação de vulnerabilidade. O atendimento habitacional ocorrerá por meio da recompra de unidades já comercializadas pela CDHU. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (14/3) pelo secretário Marcelo Branco em Capivari, cidade onde será feito o projeto piloto. O objetivo é reassentar famílias que moram em área de risco de alagamento identificada no município.
O modelo do programa foi idealizado a partir da observação do fluxo da carteira da CDHU, em que há constante troca dos titulares dos contratos, por variados motivos, como a necessidade de morar em um imóvel maior devido ao crescimento da família, necessidade de mudança de cidade, entre outros.
O secretário Marcelo Branco destacou que essa nova experiência poderá ajudar a atender rapidamente pessoas que precisam do apoio do Estado para sair de uma condição de vulnerabilidade.
"A partir de qualquer arranjo que seja adequado e seja legítimo, a CDHU vai eventualmente comprar e oferecer essas unidades para aquelas pessoas mais humildes, aquelas pessoas em área de risco. Quer dizer, vamos dar a oportunidade das pessoas também terem essa mobilidade", afirmou o secretário na agenda em que foram entregues 323 títulos de regularização fundiária para moradores de Capivari.
O edital com as normas para o projeto piloto serão publicadas em breve.