Entre segunda (19) e quarta-feira (21), a CPTM realizará a pesquisa “Guardiões do Futuro” na Estação Palmeiras-Barra Funda, entre 9h e 12h. A ação tem como foco a conscientização sobre a exploração infantil no transporte público e faz parte do Maio Laranja, campanha anual que, no Brasil, marca o mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O questionário conta com 11 perguntas e busca entender se os passageiros já presenciaram casos de exploração infantil nos trens, se reconhecem que se trata de um crime e se conhecem os canais de denúncia disponíveis.
As entrevistas serão conduzidas por colaboradores do Departamento de Planejamento da Mobilidade e Pesquisa (DPMP) e o resultado será analisado para implantação de medidas que auxiliem no combate a esse crime. Para incentivar a denúncia de casos e ampliar a conscientização, os pesquisadores também distribuirão flyers informativos com os canais de denúncia da CPTM.
Idealizado pelo Comitê de Responsabilidade Social da companhia, a iniciativa acontece em parceria com a Plan Brasil e a Gerência de Planejamento da Mobilidade e Gestão do Território (GPM), contribuindo para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes e para a promoção de um ambiente seguro e cidadão no transporte público.
Além disso, durante o mês de maio, haverá divulgação, nos totens e televisores das estações, da campanha referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.