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Institucional

VISÃO GERAL

A CPTM tem hoje 196 Km de linhas e 57 estações operacionais, atende 18 municípios e se apresenta como elo fundamental do ecossistema da mobilidade dentro da Região Metropolitana de São Paulo, promovendo constantemente obras de melhoria e modernização do sistema ferroviário por ela administrado.
 

MISSÃO

Prestar serviços de transporte propiciando mobilidade com excelência, sustentabilidade e acesso a serviços associados, que tornem a experiência de optar pela CPTM única.
 

VISÃO

Ser, de modo sustentável, o elo fundamental na cadeia intermodal de transporte de passageiros no Estado de São Paulo e a referência em projetos ferroviários aprimorando experiências em mobilidade humana.

 

VALORES

  • Comprometimento com  transparência e integridade;
     
  • Atitude de Dono em que cada funcionário tem o poder de fazer a diferença;
     
  • Respeito ao meio ambiente e aos valores das comunidades;
     
  • Zelo inegociável pela melhor técnica;
     
  • Foco na inovação e  empreendedorismo.


OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

  • Valorizar o capital humano em um ambiente diverso, inclusivo e seguro;
     
  • Aprimorar a gestão financeira e de custos, o aumento da geração de receitas e a potencialização do objeto social da CPTM;
     
  • Alcançar a excelência na gestão de projetos, processos e serviços administrativos, bem como a promoção de uma comunicação eficaz, de inovação constante e da adoção inteligente da tecnologia;
     
  • Promover a sustentabilidade visando a conformidade ambiental, ecoeficiência e economia de baixo carbono;
     
  • Elevar a eficiência operacional e a gestão dos ativos da CPTM, visando melhorar a experiência e a jornada do cliente;
     
  • Expandir os serviços de transporte aumentando a participação da CPTM no estado de São Paulo

 

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE

O sucesso de uma empresa não depende exclusivamente da qualidade de seus serviços para ser considerada bem-sucedida. Na CPTM acreditamos que o sucesso está ligado também à credibilidade e para isso assumimos um compromisso imprescindível com a ética.

A fim de trabalharmos com padrões morais e éticos cada vez mais elevados, preparamos este material, que além de consolidar a missão, visão e os valores, reafirma os princípios morais e éticos da CPTM.

O Código de Conduta e Integridade representa nosso compromisso em defender aquilo em que acreditamos, seguindo uma postura responsável, ética, transparente e de respeito mútuo. Além disso, direciona a forma como a empresa estabelece a relação com seus diversos públicos de interesse: passageiros, empregados, comunidade, sociedade em geral, meio ambiente, fornecedores e dirigentes.

Lembramos que o Código não tem o intuito de restringir o desenvolvimento dos negócios. Ao contrário, acrescenta valor, apoia o crescimento e a constante busca pela excelência.

O Código, válido por tempo indeterminado, deverá ser alterado sempre que for necessário e ser distribuído a todos os integrantes da empresa e colaboradores, que não poderão alegar, em qualquer hipótese ou sob qualquer argumento, desconhecimento das diretrizes e dos princípios nele constantes.


NOVA ABORDAGEM ESTRATÉGICA
 
A Companhia teve sua abordagem estratégica inspirada na experiência e  jornada do passageiro, que visa facilitar a leitura do nosso sistema de transporte e avaliar o que querem os clientes quando usam a marca CPTM, entendendo suas dores e desejos.

Para conduzir a companhia ao futuro e gerar valor ao longo prazo, a alta direção estabeleceu seis Objetivos Estratégicos que norteiam o planejamento estratégico. O documento é revisado anualmente, considerando os riscos e oportunidades, as externalidades e o cenário para o setor ferroviário e mercado em que está inserido.

As diretrizes do planejamento estão alinhadas às boas práticas de governança corporativa, à viabilização de soluções de mobilidade, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde atua.
 

JORNADA DO CLIENTE CPTM

Estratégia de posicionamento que tem como objetivo aprofundar e aprimorar o atendimento ao cliente, mirando novas oportunidades de negócio e a melhoria da imagem da empresa. Saiba mais.


GESTÃO
 

Governo do Estado de São Paulo

governador

Governador: Tarcísio Gomes de Freitas

Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos

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Secretário: Marco Antonio Assalve


DIRETORIA EXECUTIVA
COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS - DIRETORIA EXECUTIVA

  • Diretor Presidente: Michael Sotelo Cerqueira
     
  • Diretor Administrativa e Financeira: Ana Caroline de Faria Eduardo Borges
     
  • Diretor de Operação e Manutenção: Luiz Eduardo Argenton
     
  • Diretor de Engenharia, Obras e Meio Ambiente: Marcelo Jose Brandão Machado 
     
  • Diretor de Planejamento e Novos Negócios: José Marcos Miziara Filho
     

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO


CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal é o órgão de funcionamento permanente cujas principais atribuições são fiscalizar as atividades da Administração, examinar as demonstrações contábeis e emitir opiniões sobre os relatórios financeiros, nos termos das Leis n° 6.404/1976, e 13.303/2016 e do Estatuto Social.

O Conselho Fiscal é composto por três a cinco membros efetivos eleitos e igual número de suplentes, eleitos Assembleia Geral Ordinária Anual, com reeleição permitida. Veja abaixo a composição:

  • Membros Titulares -  Alex Fabiane Teixeira – representante do acionista minoritário | Fabio Guimaraes Serra | Emilia Ticami | Manoel Marcos Botelho | Manuela Santos Numes do Carmo
  • Membros Suplentes - Carlos Alberto Barbosa de Oliveira Filho | André Isper Rodrigues Barnabé | Roberta Campedelli Ambiel Gonçalves | Marcelo Senna Valle Pioto Teixeira – representante do acionista minoritário | Adriana Pinheiro André Lazzarini


COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO

  • Coordenador: Elionor Farah Jreige Weffort
     
  • Membros:  Ernesto Avelar Neto   |  Grace Maria Silva Urbano  |  Karina Fonseca Lima

 

COMITÊ DE ELEGIBILIDADE

  • Composição: Fernanda Gaban Monteiro | Rafael Toniato Magerona | Sergio de Carvalho Junior

     

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

 

DADOS GERAIS

57
Número de estações
196 km
Extensão total
das linhas operacionais
1,9 mi
PASSAGEIROS TRANSPORTADOS
(média por dia útil*)

 

 

  LINHAS PASSAGEIROS*
Linha Rubi RUBI (Brás - Jundiaí) 399.687
Linha Turquesa TURQUESA (Brás - Rio Grande da Serra) 361.942
Linha Coral CORAL (Luz - Estudantes) 533.580
Linha Safira SAFIRA (Brás - Calmon Viana) 256.602
​​​Jade.png ​JADE (Engº. Goulart - Aeroporto-Guarulhos) 21.657​*

​​* Média de transportados por dia útil - out/2023.

 

DADOS CADASTRAIS
CPTM
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Endereço: Rua Boa Vista, nº 185, Centro
Cep: 01014-001 São Paulo - SP
CNPJ: 71.832.679/0001-23
Inscrição Estadual: 113.898.614-110
Estatuto Social

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