Vivaine Henriques - CEPROESTE
O Dia da Saúde e Nutrição, celebrado anualmente no Brasil em 31 de março, ganhou um significado especial no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Nova Independência, na região oeste do Estado. Servidores se mobilizaram e criaram uma “competição de emagrecimento”, que aliou união e promoção da saúde.
A data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação.
O desafio foi denominado como “Quilos Mortais” em alusão ao programa americano e promoveu a competição entre o corpo funcional, com 21 participantes, em prol de uma meta comum – cuidar da saúde. O objetivo foi de estimular a perda de peso de forma descontraída, além de incentivar os participantes a adotarem hábitos mais saudáveis, prevenir doenças associadas ao sedentarismo e a má alimentação, como obesidade, diabetes e hipertensão.
As pesagens iniciais ocorreram entre 29 e 31 de dezembro do ano passado, enquanto as finais foram realizadas entre 31 de março e 2 de abril.
Os participantes relataram que a competição os motivou a adotar mudanças significativas em suas rotinas. Muitos passaram a priorizar uma alimentação equilibrada. Atividades físicas, como caminhadas e exercícios simples, também foram incorporadas ao dia a dia. Alguns buscaram orientação de nutricionistas e outros profissionais de saúde para garantir que o processo fosse seguro e sustentável.
Nos quatro meses de monitoramento, foi registrada a perda total de 61,9 quilos entre os participantes. O vencedor do desafio foi o policial penal Denis Ricardo Ucles, que eliminou 8,8 quilos.
Para ele, participar da ação mudou sua vida. “A importância disso vai muito além do que eu poderia imaginar. Iniciei a dieta, comecei a correr, algo que nunca tinha sido parte da minha rotina”, comentou.
Ele conta que no começo, mal conseguia correr alguns metros sem cansar, mas com persistência e esforço, hoje alcança 6 quilômetros todos os dias.
“Esse processo me trouxe saúde, confiança e uma disciplina que eu nem sabia que tinha, qualidades que também foram agregadas ao meu trabalho. Participar do 'Quilos Mortais' me mostrou que o primeiro passo é o mais difícil, mas, depois dele, você descobre que é capaz de muito mais, seja como pessoa ou como profissional”, enfatiza.
A Coordenadoria de Saúde, por meio do Serviço Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Região Oeste, realizou acompanhamento nutricional em todos os estabelecimentos prisionais locais, a partir do qual, possibilitou unidades desenvolverem projetos próprios.
O Dia da Saúde e Nutrição é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e hábitos alimentares. Também serve para que as instituições, públicas e privadas, reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.
Dia da Saúde e Nutrição mobilizou servidores do CDP de Nova Independência
O Policial Penal Denis foi o vencedor da competição ao eliminar 8,8 quilos