A CPTM suspendeu, desde quinta-feira (01/04), o serviço de ônibus do sistema Paese entre as estações Suzano e Jundiapeba, na Linha 11-Coral. Após análise durante esses 14 dias de funcionamento, a CPTM identificou a plena capacidade dos trens em atender à demanda de passageiros, tornando desnecessário o uso do transporte complementar como pelo Paese.
O Paese para reforço no trecho funcionava nos horários de pico da manhã, das 5h às 9h, e tarde, das 16h às 20h, em dias úteis. Inicialmente, foram contratados oito ônibus e reduzidos para quatro, devido à baixa adesão. "Os passageiros preferem utilizar os trens pela rapidez e agilidade nos deslocamentos. Desta forma, o recurso disponibilizado do Paese não está sendo usufruído em sua capacidade", explica Joanito Jerônimo Ferreira, gerente de Estações e Serviços.
Desde 09 de abril, durante toda a operação comercial, os trens da Linha 11-Coral circulam em via única entre as estações Suzano e Jundiapeba em razão de obras na ponte ferroviária. A equipe técnica da CPTM identificou desgaste da estrutura, construída em 1907, localizada na região de Suzano, devido aos impactos das fortes chuvas que afetaram a Região Metropolitana de São Paulo nos últimos meses.
A contratação da empresa que realizará a correção em todas as vias na ponte, iniciando pela 2, que está interditada, está em andamento. "O trabalho de amostras de solo em profundidade de até 25 metros já foi concluído. Agora, estamos na fase de organização, contratação e projeto da solução a ser implementada na obra", explica Sérgio Luis Silva, gerente de Manutenção de Via Permanente e Estrutura Civil.
O prazo total - para contratação da empresa responsável e conclusão das obras - é de aproximadamente 120 dias.
Estratégia operacional
Durante o período de interdição de uma das vias, há uma estratégia operacional em vigor para garantir maior fluidez na prestação de serviço e a segurança da circulação e dos passageiros.
O trecho entre as estações Suzano e Luz não tem alterações nos intervalos médios praticados. Portanto, nos horários de pico da manhã e tarde (das 4h às 9h e das 16h às 21h), os intervalos médios são de 7 minutos, além das viagens já previstas no trecho Luz-Guaianases (loop interno), com intervalos médios de 3,5 minutos.
Das 9h às 16h em dias úteis e aos sábados das 04h às 10h, as viagens entre as estações Luz e Suzano são feitas com intervalo médio de 11 minutos, além das viagens já previstas nos trechos Luz -Guaianases (loop interno), com intervalos médios de 5,5 minutos.
Das 21h até o fim da operação comercial dos dias úteis e dos sábados, das 10h às 20h, as viagens entre as estações Luz e Suzano são feitas com intervalo médio de 8 minutos.
As viagens entre Estudantes-Suzano estão sendo realizadas com intervalos médios de 22 minutos durante toda operação comercial em dias úteis e aos sábados. Assim, o passageiro deve desembarcar na Estação Suzano e de lá, para seguir sentido à Estação da Luz, embarca na plataforma 1. Já quem deseja viajar sentido Estudantes, embarca na plataforma 3.
A CPTM continuará atenta ao fluxo de passageiros e poderá adotar novas estratégias sempre visando minimizar o impacto no trajeto.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.