Os passageiros que utilizam as linhas da CPTM devem ficar atentos às mudanças operacionais que serão realizadas neste fim de semana (17 e 18/05) para a execução de obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea. As principais alterações irão ocorrer no Serviço 710, mais precisamente na Linha 7-Rubi, e nas linhas 11-Coral e 12-Safira.
Os colaboradores estarão à disposição para auxiliar os passageiros nos seus deslocamentos. Todas as mudanças na operação estão sendo informadas aos passageiros por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.
Linha 11-Coral com Sistema Paese
Na Linha 11-Coral, durante toda a operação comercial de sábado, das 4h à meia-noite, o trecho entre as estações Jundiapeba e Suzano estará interditado. Haverá alteração nas plataformas de embarque e desembarque nas estações Jundiapeba, aonde os trens chegam e partem pela plataforma 2, e em Suzano, com circulação de trens pela plataforma 1.
O sistema Paese foi acionado para atender os passageiros no trecho interrompido. Para o embarque, serão distribuídas senhas em ambas as estações, assim o passageiro poderá voltar ao sistema de trilhos em Suzano ou Jundiapeba sem custos adicionais.
Na estação Suzano, o embarque nos coletivos acontece na Rua Prudente de Morais, S/N, próximo ao bicicletário da estação. Em Jundiapeba, o embarque acontecerá na Avenida Aurea Martins dos Anjos, S/N, em frente à estação, embaixo da cobertura.
Já no domingo, o Paese será entre as Estações Calmon Viana e Jundiapeba – onde os trens continuarão utilizando a plataforma 2 para embarque e desembarque. Em Calmon Viana, onde apenas a plataforma 1 será usada pelos trens da Linha 11-Coral, o embarque e desembarque acontecem em frente à estação (Av. Brasil, S/N, Poá). O meio de embarque nos ônibus do Paese será o mesmo, com a necessidade de senha para a continuidade das viagens.
A estratégia será adotada para a realização do serviço de adequação de rede aérea e instalação de dispositivos nos postes da via 3, atualmente não operacional, para torná-la disponível durante a execução das obras na ponte ferroviária, localizada na região de Suzano, que segue com uma parte interditada após a equipe técnica identificar o desgaste da estrutura.
Serviço 710
No Serviço 710, as mudanças serão iniciadas às 21h de sábado, quando os trens que seguem em direção a Jundiaí não irão parar na Estação Água Branca. Desta forma, o passageiro que está nesta estação e quer seguir para Jundiaí deve embarcar no sentido Rio Grande da Serra, desembarcar em Palmeiras-Barra Funda e seguir no sentido desejado. Já para quem quer desembarcar em Água Branca, deve seguir até a Estação Lapa e embarcar no sentido oposto.
Além disso, também a partir de 21h de sábado, os trens do Serviço 710 que seguem em direção a Rio Grande da Serra utilizarão a plataforma 7 da estação Palmeiras-Barra Funda. As alterações, que permanecerão até o fim da operação comercial de domingo, serão fundamentais para que a CPTM realize obras nos sistemas elétricos e equipamentos de via, como substituição de chaves seccionadoras, conferência de rede aérea, além de substituição de trilhos e carga e descarga de materiais de via.
No domingo, entre 7h e 19h, o embarque e desembarque nas estações Vila Clarice, Jaraguá e Vila Aurora ocorrerão pela plataforma 1, para realização de obras de manutenção.
Linha 12-Safira
Já na Linha 12-Safira, as mudanças ocorrem apenas no domingo. Das 04h às 08h os trens utilizarão apenas a plataforma 1 nas estações Itaim Paulista e Jardim Romano para a desmontagem e retirada de uma máquina de chave (que faz parte do Aparelho de Mudança de Via) e de ferragens.
Além disso, nas estações Jardim Helena-Vila Mara e São Miguel Paulista, apenas a plataforma 2 será utilizada das 08h30 às 18h30 para a substituição de calhas na cobertura da Estação São Miguel Paulista.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.