SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UT1RFD2T6K3
Z7_086423G03PKID06P96SPLL99I6

Confira abaixo as notícias sobre a CPTM!

Obs.: Está procurando a Sala de Imprensa? Clique aqui!

Z7_086423G03PGG00690O3SEV8QB3
Z7_086423G03HKID069E78H4L7HC2

CPTM realiza a abertura da Jornada de Inovação e Negócios

A ação é um Collab com o Mackenzie e mostra o compromisso da companhia com a inovação

06/05/2025
Foto ilustrativa

Nesta terça-feira (06/05), a CPTM deu início à Jornada de Inovação e Negócio, o encontro aconteceu na sala de videoconferência da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie (FAU). A ação acontece em parceria entre a universidade e a companhia e resultará na elaboração do Caderno de Inovação e Negócios da CPTM, material que mostrará que a CPTM está estrategicamente atenta para novos modelos de negócios e fonte de receita.    

A reunião começou com a mestre de cerimônia, Yone Fonseca Alves, do Departamento de Planejamento e Novos Negócios - DPIN, agradecendo a todos que estavam presentes e destacando a importância de toda a equipe do departamento na realização dessa parceria.   

“Essa jornada foi idealizada para que possamos olhar para a CPTM além da operação. A proposta é conectar nossos ativos tangíveis e intangíveis a novas oportunidades de inovação e de negócio. Todo o conhecimento que construímos ao longo dos anos será o alicerce para esse novo olhar”, disse Yone Fonseca, encerrando a abertura do evento.  

No segundo ato do evento, Yone Fonseca convidou as autoridades presentes para suas falas, entre elas, três importantes membros da CPTM, Maicon Satiro de Oliveira, Gerente de Estratégia, José Marcos Miziara Filho, Diretor de Planejamento e Novos Negócios e o Presidente Michael Sotelo, além deles, o Professor Alex Lopes de Oliveira que estava representando o Diretor da Engenharia e o Diretor da FAU, Carlos Leite de Souza, também foram chamados.   

Também estava presente Timóteo Coelho Sales, Consultor da Superintendência Comercial e Marketing do Mackenzie, que auxiliou na interface do projeto e é uma peça estratégica na Jornada. 

Pela CPTM, foi Maicon Satiro quem iniciou os discursos, ele destacou a importância do projeto, “essa jornada que começamos hoje é coletiva. Ela nasce do encontro entre diferentes visões e experiências. É um movimento baseado em intenção, ação e propósito. Queremos, sim, ser mais eficientes, mais sustentáveis, mais preparados para novos modelos de negócio. Mas, acima de tudo, queremos seguir fazendo sentido para a sociedade que servimos e para cada profissional que constrói essa empresa todos os dias”.   

Na sequência, foi a vez de Marcos Miziara Filho dar sua palavra, “com apoio do presidente conseguimos criar um departamento exclusivo para inovação, então só tenho de agradecer a ele e toda a minha equipe, é uma renovação da companhia através do CPTM Serviços, é fundamental continuarmos pensando no futuro da empresa. Mais do que transportar pessoas com segurança e eficiência, estamos olhando para o futuro e enxergando novas formas de gerar valor para a empresa”.   

O presidente Michael Sotelo, agradeceu aos que estavam presentes e não pertenciam à companhia e destacou a ressignificação que a CPTM está passando, “agradeço ao Mackenzie pela parceria e por ceder o espaço hoje, a CPTM é uma empresa com 33 anos e uma herança bicentenária, que precisa incluir na sua marca a inovação, sempre prezamos pela qualidade que é oferecida aos passageiros, mas em certo momento abrimos mão, entre elas a inovação, estamos num processo de ressignificação, porém nascemos de uma, na antiga CBTU, então é importante lembrar que não estamos no fim e sim no começo de uma nova jornada”.   

Alex Lopes de Oliveira, professor do Mackenzie, destacou a importância de ter empresas na Universidade. “Fico muito feliz de ver tantas pessoas da CPTM aqui, ao longo do ano temos muitos eventos em que recebemos muitas empresas, então é sempre bom termos parceiros aqui.”   

O diretor do FAU, Carlos Leite, parabenizou a parceria: “queria dar os parabéns à CPTM, é um grande prazer trabalhar com vocês, boas-vindas e acredito que essa é uma parceria de grande potencial”.   

O evento seguiu com Carlos Scheliga, chefe do DPIN e Ivo Pons, coordenador do curso de design da FAU, explicando como funcionará a parceria e os futuros encontros.   

“Serão seis encontros quinzenais e todo o resultado dos encontros será documentado para a elaboração de um relatório que poderá ser um modelo de estruturação de área de inovação. Vamos mostrar que somos parte da solução para o futuro da CPTM, construindo mais parcerias e colaborações para impactar positivamente empresas e sociedade”, detalhou Carlos Scheliga.   

A Jornada contou com a presença de profissionais de diversas áreas da CPTM, parceiros do Mackenzie e integrantes do ecossistema de inovação, reforçando a construção colaborativa do Caderno de Inovação e Negócios.   

O evento também reforça o papel dos colaboradores como protagonistas da transformação, conectando suas experiências a soluções reais para os desafios da companhia. Os próximos encontros estão previstos para ocorrer quinzenalmente até o final de agosto.  

Ações de Cidadania 
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.   

Sobre o Mackenzie 
O Mackenzie é uma instituição educacional, social e assistencial de saúde privada, confessional e sem fins lucrativos, com mais de 150 anos de história. Desde sua fundação, a Instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas e acompanha e influência o cenário da educação no país. Um de seus principais objetivos é formar cidadãos com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem, a partir de valores e princípios eternos, e que sejam aptos a intervir na sociedade.   

Desde 2019, com a aquisição do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) e também da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), o Mackenzie reforçou sua atuação na saúde, sendo, ainda, um Associado Efetivo da Associação Beneficente Douradense (ABD), entidade mantenedora do Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, tradicional instituição do Mato Grosso do Sul.   

Ao longo de sua existência, implantou cursos com o objetivo de abranger novas áreas do conhecimento e acompanhar o progresso da sociedade com intensa participação comunitária. Tornou-se reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das mais renomadas instituições de ensino, entre as que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País. Como entidade confessional, promove o cuidado na saúde e o desenvolvimento de cidadãos que sejam solidários, responsáveis e busquem a Deus em seus caminhos.   

Sobre a CPTM 
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Complementary Content