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CPTM anuncia mudanças temporárias na circulação a partir de 17/03 na Estação Luz

Partida e chegada do Expresso Aeroporto será nesta estação até 01/04 e plataforma da Linha 11-Coral será alterada nos fins de semana; confira as datas

14/03/2025
Foto ilustrativa

As obras que irão permitir que a Linha 11-Coral da CPTM chegue definitivamente à Estação Palmeiras-Barra Funda irão alterar temporariamente a circulação do serviço Expresso Aeroporto a partir da próxima segunda-feira (17/03).
 
Para garantir o menor impacto possível ao passageiro da companhia, as obras acontecerão em fases, com duração prevista até o final de abril. Durante todo esse período, a operação assistida entre Palmeiras-Barra Funda e Estudantes, que ocorre todos os domingos das 10h às 15h, será suspensa.
 
A partir do início da operação comercial de 17/03 até o dia 01/04, terça-feira, os trens que seguem em direção à Estação Aeroporto-Guarulhos sairão da Estação Luz, e não mais da Estação Palmeiras-Barra Funda. Os trens continuarão utilizando a plataforma 5 para embarque e desembarque de passageiros.
 
Além disso, a partir das 22h do dia 04/04 (sexta-feira) até o término da operação comercial de domingo (06/04) e prosseguindo nos finais de semana de 11 a 13/04 e de 25/04 a 27/04 a Linha 11-Coral utilizará a plataforma 3 da Luz tanto para embarque quanto para desembarque e o Expresso Aeroporto também permanecerá partindo da Estação Luz, No dia 21/04, segunda-feira e Feriado de Tiradentes, as mesmas estratégias serão adotadas.
 
Todas as mudanças na circulação divulgadas são necessárias para que a CPTM realize uma remodelagem completa dos trilhos entre as Estações Palmeiras-Barra Funda e Luz, etapa fundamental do projeto de levar a Linha 11-Coral para a zona oeste da capital paulista.
 
Neste período a CPTM fará obras como substituição das grades de dormentes de madeira por concreto na via, permitindo a eliminação de interferência com obras nesse trecho para inspeção de dormentes e fixações e fim da substituição de dormentes; assim como a eliminação de falhas de bitola e dormentes deteriorados.
 
“Após essas obras, haverá um acréscimo na vida útil dos trilhos sem a preocupação de defeitos em trilhos por fadiga e desgaste; e com a revisão dos dormentes especiais dos sete Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) previstos, haverá mais confiabilidade no desempenho dos equipamentos. Isso significa que após a conclusão dos serviços de superestrutura e a execução da correção geométrica mecanizada teremos a segurança e o conforto esperado na passagem dos trens percebido pelos usuários”, explica Michael Cerqueira, presidente da CPTM.

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