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Perguntas frequentes

Perdeu ou encontrou algum documento ou objeto em nossos trens, plataformas ou estações?

Entre em contato com nosso Posto de Achados e Perdidos.

Como posso obter um comunicado de alteração na circulação de trens?

Através do link Comunicado de Ocorrências. Se preferir, entre em contato com a Central de Relacionamento com o Passageiro pelo número 0800 055 0121, atendimento 24 horas.

Dados Cadastrais da Companhia
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Endereço: Rua Boa Vista, nº 185, Centro
Cep: 01014-001 São Paulo - SP
CNPJ: 71.832.679/0001-23
Inscrição Estadual: 113.898.614-110

O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado em 18 de abril de 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha férrea e tem como destinos:

  • Jundiaí
  • Mogi das Cruzes
  • Paranapiacaba
Para mais informações, clique aqui

Como realizar eventos culturais na CPTM?

Encaminhe e-mail para marketing@cptm.sp.gov.br. Caso a finalidade seja comercial, envie e-mail para mídia@cptm.sp.gov.br.

Como realizar sessão de fotos e filmagens nas estações da CPTM?

Nas dependências da CPTM, estão previamente autorizadas atividades de filmagem ou fotografia que atendam aos requisitos abaixo:

  • Com equipamentos portáteis (sem tripé, sem equipamentos de iluminação etc.);
  • Sem incomodar ou obstruir a circulação dos passageiros;
  • Respeitando os limites de segurança (sinalizações, limites de plataforma, não adentrar áreas de acesso exclusivo de empregados etc.);
  • Atividades para arquivo pessoal (sem fins publicitários, comerciais, jornalísticos, artísticos, acadêmicos ou educacionais);
  • Não autorizamos atividades audiovisuais em pátios, oficinas e interior dos trens.
  • Para assuntos relacionados à estação Paranapiacaba, entre em contato com a empresa MRS Logística ou com a Prefeitura de Santo André.
  • Para produções com finalidade comercial, envie e-mail para midia@cptm.sp.gov.br.

Para informações sobre gratuidade acesse Sua Viagem > Bilhetes e Cartões > Acesso Livre - Idosos, ou clique no link abaixo.

Acesso Livre - Idosos

Ouvi rumores de greve na CPTM. Onde posso obter informações a respeito desse assunto?

Em caso de iminência de greve, consulte as redes sociais oficiais da CPTM ou a Central de Relacionamento com o Passageiro pelo número 0800 055 0121, atendimento 24 horas. Para acessar as redes sociais, acesse www.cptm.sp.gov.br e, clique no símbolo da rede social de sua preferência.

Qual o horário de Funcionamento da CPTM?

Acesse Sua Viagem > Regulamento de Viagem, ou clique no link abaixo.

Regulamento de Viagem

A CPTM disponibiliza três serviços que levam ao aeroporto de Guarulhos com pontos de partida diferentes: Luz, Brás e Engenheiro Goulart. Os horários e intervalos você encontra em Sua Viagem > Transferências e Intervalos, ou clique no link abaixo.

Transferências e Intervalos

Quais as regras de integração do Bilhete Único?

O Bilhete Único Comum permite a utilização de até 4 linhas da SPTrans, num período de 3 horas, ao custo de 1 tarifa. No caso de viagem composta por linha da SPTrans mais transporte sobre trilhos, o passageiro obtém desconto na tarifa do segundo modal e o prazo para essa integração é de 2 horas.

Já o B. U. Vale-Transporte permite a utilização de até 2 linhas da SPTrans, num período de 3 horas, ao custo de 1 tarifa. No caso de viagem composta por linha da SPTrans mais transporte sobre trilhos, o passageiro obtém desconto na tarifa do segundo modal e o prazo para essa integração é de 2 horas.

Tais regras de integração não se aplicam ao Bilhete Único Estudante por ser regido por sistema de cotas escolares.

Onde posso obter informações sobre a localização de equipamentos públicos e demais pontos de interesse ao redor das estações da CPTM?

Acesse Sua Viagem > Linhas e Estações, ou clique no link abaixo.

Linhas e Estações

Durante a pandemia de COVID-19. É obrigatório utilizar máscara nas dependências da CPTM?

Sim, de acordo com o Decreto Estadual 64.959, de 04 de maio de 2020, é obrigatória a utilização de máscara nos trens e estações da CPTM.

Cabe ressaltar que o uso de máscara é dispensado nos seguintes casos: transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais, outras deficiências que impeçam o uso adequado de máscara de proteção facial. Nesses casos, é necessário apresentar declaração médica comprovando a deficiência.

Como acessar projetos e plantas de estações?

Pedidos de acesso a plantas e fornecimento de dados técnicos devem ser enviados para marketing@cptm.sp.gov.br

Não gostei da postura de um empregado da CPTM. Como deve proceder?

A CPTM ressalta que todos os empregados são devidamente treinados para prestar atendimento de qualidade aos passageiros do sistema. Toda denúncia que possa indicar desvio no padrão de atendimento é apurada pela Companhia para adoção das medidas administrativas cabíveis.

A denúncia pode ser efetuada pelo link Fale Conosco ou pela Central de Relacionamento com o Passageiro pelo número 0800 055 0121, atendimento 24 horas. Informe dados que possibilitem a identificação do empregado, tais como características físicas, descrição do uniforme, data, horário e local da ocorrência.

Por que os trens ficam parados alguns minutos nas plataformas em certas ocasiões?

Diante de ocorrências capazes de afetar a circulação dos trens, por medida de segurança, os trens podem aguardar maior tempo de parada nas plataformas. Nesses casos são emitidos avisos ao público através do sistema audiovisual do trem.

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Qual o tempo estimado de viagem entre as estações terminais do serviço 710 (Jundiaí à Rio Grande da Serra)?

O tempo estimado de percurso entre as estações terminais do Serviço 710 é 2h08 (duas horas e oito minutos).

Uniformizados ou não, integrantes do Corpo de Segurança Operacional da empresa circulam no sistema, que atravessa 23 municípios da Grande São Paulo. Um contingente de aproximadamente mil e trezentos agentes (próprios e terceirizados), um moderno sistema de monitoramento de imagens e estreita parceria com órgãos de Segurança Pública do Estado (Polícias Civil e Militar) trabalham pela ampliação da sensação de segurança dos passageiros, empregados, proteção dos bens patrimoniais e garantia da continuidade na prestação de serviços de transporte sobre trilhos. Ações complementares visam à inibição dos atos de vandalismo, da presença de vendedores ambulantes, pedintes, da pregação religiosa e outros comportamentos indesejáveis, como sentar no chão das composições, ouvir músicas em volume que incomode aos demais passageiros, colocar os pés sobre os bancos, entre outros.

Para entrar em contato com a segurança no momento em que presenciar algum desses fatos, envie uma mensagem pelo Whatsapp da Central de Relacionamento (11) 99767-7030, ou ligue 0800 055 0121. Para mais dicas de segurança acesse:

Para mais informações acesse o Regulamento de Viagem

Regulamento de Viagem

Como obter informações para trabalhos acadêmicos?

Encaminhe e-mail para marketing@cptm.sp.gov.br com as seguintes informações:

  • Oficio da instituição de ensino;
  • Tema da pesquisa;
  • Breve descrição do trabalho acadêmico a ser realizado;
  • Informação requerida.

Como posso obter informações a respeito do tempo estimado de percurso entre estações da CPTM?

Entre em contato com a Central de Relacionamento com o Passageiro pelo número 0800 055 0121, atendimento 24 horas.

Como solicitar visitas monitoradas na CPTM?

Pedidos de visitas monitoradas serão avaliados.

  • Envie e-mail para marketing@cptm.sp.gov.br com as seguintes informações:
  • Motivo da visita;
  • Nome, RG, e-mail e telefone do responsável pelo grupo e dos participantes (mínimo 10 e máximo 30).

O trem pode circular com velocidade reduzida em alguns trechos?

Sim, a ferrovia é um sistema que opera a céu aberto e está sujeita a diversas interferências, tais como: atos de vandalismo, presença de animais na via, condições meteorológicas adversas, etc. Nessas situações, a segurança dos passageiros é priorizada.

Enviei uma manifestação à CPTM e ainda não obtive resposta. Como devo proceder?
Entre em contato com a Central de Relacionamento com o Passageiro pelo número 0800 055 0121, atendimento 24 horas. Se possível, informe o número do protocolo da manifestação para a qual aguarda resposta.

A tarifa vigente na CPTM é a mesma da rede de transportes metropolitanos da cidade de São Paulo. Para mais informações acesse Sua Viagem > Bilhete e Cartões > Quadro de Tarifas, ou clique no link abaixo.

Quadro de Tarifas

Quais as principais regras para transporte de bicicletas nos trens da CPTM?

Para mais informações acesse Sua Viagem > Bicicletas na CPTM, ou clique no link abaixo:

Bicicletas na CPTM

Como divulgar cartazes na CPTM?

É permitida afixação de cartazes nos painéis de informação das estações em caso de serviços de utilidade pública, inclusão social, cidadania, educação e cultura. Encaminhe e-mail para análise: marketing@cptm.sp.gov.br, com modelo anexo do layout definitivo, arte-final ou foto do cartaz.

Quer abrir seu negócio nas dependências da CPTM?

Para ser nosso parceiro e ainda realizar seu sonho de empreendedorismo basta clicar aqui e ver todas as regras e valores para este tipo de locação.

Os trens da CPTM podem iniciar ou finalizar viagens em estações intermediárias?

Sim, o Centro de Controle Operacional monitora ininterruptamente o fluxo de passageiros nos diversos trechos da ferrovia e o trem pode ser solicitado para o trecho com maior concentração de passageiros. Nesses casos, os passageiros dos trechos menos demandados são atendidos com um intervalo maior entre as composições.

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