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Institucional
VISÃO GERAL
A CPTM tem hoje 196 Km de linhas e 57 estações operacionais, atende 18 municípios e se apresenta como elo fundamental do ecossistema da mobilidade dentro da Região Metropolitana de São Paulo, promovendo constantemente obras de melhoria e modernização do sistema ferroviário por ela administrado.
MISSÃO
Prestar serviços de transporte propiciando mobilidade com excelência, sustentabilidade e acesso a serviços associados, que tornem a experiência de optar pela CPTM única.
VISÃO
Ser, de modo sustentável, o elo fundamental na cadeia intermodal de transporte de passageiros no Estado de São Paulo e a referência em projetos ferroviários aprimorando experiências em mobilidade humana.
VALORES
- Comprometimento com transparência e integridade;
- Atitude de Dono em que cada funcionário tem o poder de fazer a diferença;
- Respeito ao meio ambiente e aos valores das comunidades;
- Zelo inegociável pela melhor técnica;
- Foco na inovação e empreendedorismo.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
- Valorizar o capital humano em um ambiente diverso, inclusivo e seguro;
- Aprimorar a gestão financeira e de custos, o aumento da geração de receitas e a potencialização do objeto social da CPTM;
- Alcançar a excelência na gestão de projetos, processos e serviços administrativos, bem como a promoção de uma comunicação eficaz, de inovação constante e da adoção inteligente da tecnologia;
- Promover a sustentabilidade visando a conformidade ambiental, ecoeficiência e economia de baixo carbono;
- Elevar a eficiência operacional e a gestão dos ativos da CPTM, visando melhorar a experiência e a jornada do cliente;
- Expandir os serviços de transporte aumentando a participação da CPTM no estado de São Paulo
CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE
O sucesso de uma empresa não depende exclusivamente da qualidade de seus serviços para ser considerada bem-sucedida. Na CPTM acreditamos que o sucesso está ligado também à credibilidade e para isso assumimos um compromisso imprescindível com a ética.
A fim de trabalharmos com padrões morais e éticos cada vez mais elevados, preparamos este material, que além de consolidar a missão, visão e os valores, reafirma os princípios morais e éticos da CPTM.
O Código de Conduta e Integridade representa nosso compromisso em defender aquilo em que acreditamos, seguindo uma postura responsável, ética, transparente e de respeito mútuo. Além disso, direciona a forma como a empresa estabelece a relação com seus diversos públicos de interesse: passageiros, empregados, comunidade, sociedade em geral, meio ambiente, fornecedores e dirigentes.
Lembramos que o Código não tem o intuito de restringir o desenvolvimento dos negócios. Ao contrário, acrescenta valor, apoia o crescimento e a constante busca pela excelência.
O Código, válido por tempo indeterminado, deverá ser alterado sempre que for necessário e ser distribuído a todos os integrantes da empresa e colaboradores, que não poderão alegar, em qualquer hipótese ou sob qualquer argumento, desconhecimento das diretrizes e dos princípios nele constantes.
NOVA ABORDAGEM ESTRATÉGICA
A Companhia teve sua abordagem estratégica inspirada na experiência e jornada do passageiro, que visa facilitar a leitura do nosso sistema de transporte e avaliar o que querem os clientes quando usam a marca CPTM, entendendo suas dores e desejos.
Para conduzir a companhia ao futuro e gerar valor ao longo prazo, a alta direção estabeleceu seis Objetivos Estratégicos que norteiam o planejamento estratégico. O documento é revisado anualmente, considerando os riscos e oportunidades, as externalidades e o cenário para o setor ferroviário e mercado em que está inserido.
As diretrizes do planejamento estão alinhadas às boas práticas de governança corporativa, à viabilização de soluções de mobilidade, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde atua.
JORNADA DO CLIENTE CPTM
Estratégia de posicionamento que tem como objetivo aprofundar e aprimorar o atendimento ao cliente, mirando novas oportunidades de negócio e a melhoria da imagem da empresa. Saiba mais.
GESTÃO
Governo do Estado de São Paulo Governador: Tarcísio Gomes de Freitas |
Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos
|
DIRETORIA EXECUTIVA
COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS - DIRETORIA EXECUTIVA
- Diretor Presidente: Michael Sotelo Cerqueira
- Diretor Administrativa e Financeira: Ana Caroline de Faria Eduardo Borges
- Diretor de Operação e Manutenção: Luiz Eduardo Argenton
- Diretor de Engenharia, Obras e Meio Ambiente: Marcelo Jose Brandão Machado
- Diretor de Planejamento e Novos Negócios: José Marcos Miziara Filho
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
- Presidente do Conselho: Alexandre Akio Motonaga (11 3262-0470)
- Membros Independentes: Emilio José Fezzi (11 99983-7985) | Elionor Farah Jreige Weffort (11 3272-2301)
- Conselheiros: Michael Sotelo Cerqueira (11 3117-7012) | André Luís Grotti Clemente (11 3243-4179) | Atila Sarkozy (11 99928-7888) | Carolina Mitsiru Miashiro (representante dos empregados) (11 – 3353-4239) | Débora Freire Cardoso (representante do acionista minoritário) (31) 99927-4309 | José Eduardo Soares Candeias (14 3815-9656) | Juliana Amara Soares Rodrigues da Silva (61-99585-5345) | Vinicius Mendonça Neiva (11 – 2075-4002)
CONSELHO FISCAL
O Conselho Fiscal é o órgão de funcionamento permanente cujas principais atribuições são fiscalizar as atividades da Administração, examinar as demonstrações contábeis e emitir opiniões sobre os relatórios financeiros, nos termos das Leis n° 6.404/1976, e 13.303/2016 e do Estatuto Social.
O Conselho Fiscal é composto por três a cinco membros efetivos eleitos e igual número de suplentes, eleitos Assembleia Geral Ordinária Anual, com reeleição permitida. Veja abaixo a composição:
- Membros Titulares - Alex Fabiane Teixeira – representante do acionista minoritário | Fabio Guimaraes Serra | Emilia Ticami | Manoel Marcos Botelho | Manuela Santos Numes do Carmo
- Membros Suplentes - Carlos Alberto Barbosa de Oliveira Filho | André Isper Rodrigues Barnabé | Roberta Campedelli Ambiel Gonçalves | Marcelo Senna Valle Pioto Teixeira – representante do acionista minoritário | Adriana Pinheiro André Lazzarini
COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO
- Coordenador: Elionor Farah Jreige Weffort
- Membros: Ernesto Avelar Neto | Grace Maria Silva Urbano | Karina Fonseca Lima
COMITÊ DE ELEGIBILIDADE
- Composição: Fernanda Gaban Monteiro | Rafael Toniato Magerona | Sergio de Carvalho Junior
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
DADOS GERAIS
57 Número de estações |
196 km Extensão total das linhas operacionais |
1,9 mi PASSAGEIROS TRANSPORTADOS (média por dia útil*) |
LINHAS | PASSAGEIROS* | |
---|---|---|
RUBI (Brás - Jundiaí) | 399.687 | |
TURQUESA (Brás - Rio Grande da Serra) | 361.942 | |
CORAL (Luz - Estudantes) | 533.580 | |
SAFIRA (Brás - Calmon Viana) | 256.602 | |
|
JADE (Engº. Goulart - Aeroporto-Guarulhos) | 21.657* |
* Média de transportados por dia útil - out/2023.
DADOS CADASTRAIS
CPTM
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Endereço: Rua Boa Vista, nº 185, Centro
Cep: 01014-001 São Paulo - SP
CNPJ: 71.832.679/0001-23
Inscrição Estadual: 113.898.614-110
Estatuto Social