Técnicos da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) discutiram os próximos passos da transformação digital do Estado de SP. O encontro foi realizado na sede da Prodesp (empresa paulista de processamento de dados), nos dias 10 e 11 de fevereiro.
Parte importante da transformação digital do Estado é impulsionada pelo financiamento do BID ao Projeto São Paulo Mais Digital, cuja meta é aprimorar a oferta de serviços públicos ao cidadão, com economia, agilidade, transparência e eficiência na gestão pública. Com investimentos de US$ 205,2 milhões – sendo US$ 164 milhões do BID e US$ 41 milhões de contrapartida do tesouro estadual –, o projeto é estruturado pela SGGD, por meio da Subsecretaria de Governo Digital.
“A transformação digital do Estado, com apoio do BID, é vital para que os cidadãos ganhem em praticidade, economia de tempo e dinheiro, e acima de tudo, testemunhando o funcionamento do Estado. Além de melhorar os serviços públicos, temos ampla transparência”, disse o secretário de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade.
O Projeto São Paulo Mais Digital fomenta o desenvolvimento de programas e serviços em quatro áreas:
• Serviços Públicos Digitais: Criação de uma esteira de digitalização e automação de serviços, com um ecossistema integrado que simplifica o acesso aos serviços públicos, oferecendo uma experiência mais ágil e intuitiva para os cidadãos.
• Cibersegurança e Conectividade: Fortalecimento da tecnologia e segurança cibernética, garantindo sistemas robustos e confiáveis para suportar a digitalização.
• Transformação Digital da Gestão Pública: Modernização dos processos administrativos, promovendo eficiência, transparência e redução de burocracia.
• Saúde Digital: Digitalização do setor da saúde, com foco na melhoria da gestão hospitalar e no acesso a serviços médicos, beneficiando tanto os profissionais quanto os pacientes.
Com a implementação do projeto, o Estado de São Paulo registra avanços significativos na modernização de seus sistemas. Na área de cibersegurança, o destaque é a implantação da Gestão de Acessos e Autenticação Centralizada dos Servidores Públicos de São Paulo, que centraliza e aprimora a autenticação e autorização dos servidores públicos, garantindo um ambiente digital mais seguro e integrado, iniciativa que reforça a proteção de dados e facilita o acesso controlado a informações e sistemas governamentais.
Desde a implantação, o Projeto São Paulo Mais Digital já entregou soluções importantes para os cidadãos, como a Base de Dados de Serviços Públicos. Trata-se do desenvolvimento de uma base unificada que agrega informações sobre serviços públicos, integrada ao aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, facilitando o acesso dos cidadãos a informações e serviços de forma centralizada e simplificada.
Outra solução digital entregue é a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), iniciativa que garante inclusão e acessibilidade, oferecendo identificação oficial e facilitando o acesso a direitos e serviços específicos para pessoas com autismo e suas famílias.
Há ainda entregas em desenvolvimento que preveem a ampliação de benefícios da transformação digital, como o SEI CIDADES, iniciativa que está levando digitalização e otimização da gestão documental para os municípios paulistas, agilizando processos e reduzindo custos.
Outra solução digital em andamento, é o Projeto de Conectividade, cujo objetivo é promover acesso à tecnologia, capacitação digital e inclusão social em regiões com população em situação de vulnerabilidade, reduzindo assim a desigualdade e ampliando oportunidades.