SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HFOD0613OSQB5EKP4
Z7_086423G03HFOD0613OSQB5EKP7

Instituto Angelim, de São Carlos, junta-se ao Spai, que agora soma 66 associados no Estado de SP

Organização da Sociedade Civil, que mantém espaço maker e laboratório multiusuário, apoia mulheres em situação de vulnerabilidade

27/03/2025
Foto ilustrativa

O Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai), política pública da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo do Estado de SP, ganhou novas adesões neste primeiro trimestre de 2025 e agora conta com 66 ambientes credenciados. Na região de Ribeirão Preto, interior do Estado, ingressou no Spai o Instituto Angelim, sediado na cidade de São Carlos. Trata-se de uma organização da sociedade civil incubada no ParqTec (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica) da cidade. 

O Angelim se define como uma organização na área de “tecnologia social”. Atua para desenvolver inovação com o objetivo final de auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade social ou mesmo de extrema pobreza, mantendo atualmente um espaço maker e um laboratório multiusuário. O instituto se pauta pelas diretrizes da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que indica 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, os ODSs, e 169 metas, que têm a finalidade de erradicar a pobreza e promover vida digna para todas as pessoas, no momento atual e com vistas ao futuro, em todas as nações. 

“Nossa organização motiva, organiza e promove meios de desenvolver inovação para mulheres vulneráveis de todas as idades, para desvinculá-las da situação de pobreza, especialmente as que têm filhos. Assim, podem gerar renda para elas e suas famílias. Queremos ir além do que já existe no modelo tradicional de trabalho, para que as participantes do projeto possam estar envolvidas com novas tecnologias, fazer descobertas, e enfim, aprender vislumbrando a sociedade do futuro”, explica Mirlene Simões, fundadora e coordenadora de projetos do Angelim, que foi criado por mulheres — professoras, escritoras, tecnólogas e outras profissionais de diversas áreas.

Valor agregado


Mirlene diz que o objetivo principal do ingresso do Angelim no Spai é conhecer outros ambientes de inovação e, assim, novas propostas que possam agregar valor ao instituto. “Queremos conhecer iniciativas na área de inteligência artificial, de inovação em produção industrial, para ter novas ideias e tirar cada vez mais mulheres da situação de risco social. Também queremos sensibilizar outros ambientes do Spai para as nossas causas, com o intuito de reduzir a desigualdade de gênero nos ambientes de trabalho”, complementa.

“Isso é exatamente o que pretendemos com o Spai - a sinergia entre empresas e entidades que queiram tanto oferecer conhecimento como também aprender. É uma via de mão dupla que beneficia a todos os envolvidos e, na reta final, a população paulista e, pensando além, de todo o nosso país”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Vahan Agopyan. 

O Spai é um programa estratégico criado para incentivar a interação entre os ambientes inovadores do Estado de São Paulo, com o objetivo de gerar benefícios concretos, econômicos e sociais, para as cidades e suas populações. Em São Carlos, o sistema congrega, além do Instituto Angelim, os seguintes ambientes: a Fundação Parque Tecnológico da cidade, a incubadora ParqTec e o hub Instituto de Informação para Inovação.

 

Complementary Content
${loading}