SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HFOD0613OSQB5EKP4
Z7_086423G03HFOD0613OSQB5EKP7

Distrito de Inovação de São Paulo associa-se à IASP e passa a integrar comunidade global

Entidade da capital paulista formalizada no ano passado agora é internacionalmente reconhecida, podendo se conectar a entidades no exterior

10/02/2025
Foto ilustrativa

O Distrito de Inovação de São Paulo agora é internacionalmente reconhecido, passando a integrar a International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), principal referência global do setor. A IASP tem aproximadamente 300 associados no mundo. Entre os benefícios da associação, pode ser citada a ampliação das possibilidades de conexões internacionais com grandes universidades, empresas, aceleradores do ecossistema e investidores de capital de risco. 


A implementação do Distrito de Inovação da capital paulista foi formalizada em julho do ano passado, quando ocorreu a assinatura de um protocolo pelo então governador em exercício Felicio Ramuth (vice-governador do Estado), para criação do ambiente de troca de experiências entre universidades, empresas, institutos de pesquisas, instituições de fomento, startups e outros órgãos, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de projetos de inovação e tecnologia. As atividades do distrito já estão em andamento e existe previsão de criação de espaço físico unificado no futuro. 


“Fazer parte dessa associação nos coloca no mapa dos atores internacionais ligados às redes do setor. Passamos a figurar na comunidade global”, explica André Carlos Busanelli de Aquino, diretor de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de São Paulo.  “O que divulgarmos no distrito também será divulgado no exterior”, acrescenta Aquino. 


O Distrito de Inovação na capital conta com a participação de grandes nomes da inovação paulista, como USP (Universidade de São Paulo), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e Instituto Butantã. A iniciativa traz como parceiros também a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que apoia o trabalho de pesquisadores dessas instituições, e a Prefeitura de São Paulo.

“A associação à IASP é um novo passo na valorização desse distrito valioso, com profissionais que interagem para benefício mútuo das organizações participantes e da população paulista, com a finalidade de solucionar entraves relativos à competitividade e à produtividade. O Governo do Estado está trabalhando com empenho para valorizar cada vez mais essa iniciativa, para que o ambiente cresça sempre como um grande catalisador de inovações”, destaca Vahan Agopyan, secretário da SCTI.

Complementary Content