SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Setembro Amarelo: toda a atenção que a vida merece

Ações de prevenção ao suicídio foram realizadas em encontros que contaram com a participação de servidores da capital Grande São Paulo

08/10/2024
Foto ilustrativa

Setembro Amarelo na Penitenciária Adriano Marrey destacou a prevenção ao suicídio

Ver mais fotos >

Sonia Pestana - Coremetro

O Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, ganha cada vez mais força no Brasil, inclusive na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Durante as ações realizadas pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) foram quebrados diversos tabus sobre o tema. As iniciativas buscaram alertar os servidores sobre a importância de cuidar da saúde mental e ainda oferecer apoio a quem precisa.

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) das Unidades Prisionais promoveram inúmeras atividades com base na campanha Setembro Amarelo. O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema, por exemplo, contou com o apoio da psicóloga e também Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Larissa Claro, que abordou a desmistificação do suicídio, trazendo esclarecimentos sobre a diferença entre depressão e tristeza, destacando sinais de alerta e a importância do autocuidado.

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista, não foi diferente. As ações estiveram focadas na saúde mental dos servidores. Para reforçar esse cuidado, a Cipa do CPP promoveu decoração temática, tendo como slogan “Vidas importam”.

A psicóloga Raquel Gameiro Boratti levou para a Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos uma palestra sobre a prevenção ao suicídio. Da mesma forma, Walquíria Navarro, psicóloga do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), enfocou a importância da vida junto aos servidores da Penitenciária Feminina Sant’Anna.

No extremo sul da cidade, a palestrante Patrícia Moraes esteve à frente das ações desenvolvidas com servidores da Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros. A psicóloga destacou a importância da reflexão sobre as escolhas na vida e como elas podem influenciar na saúde mental. A palestrante deu ênfase à importância das atitudes positivas, incluindo a busca pela rede de apoio com os familiares ou amigos.

Com o propósito de criar um ambiente mais humano e consciente, a Cipa do CDP II “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros contou com o apoio de duas psicólogas, Karein Castro Reglero e Gisleine Marinho Ribeiro Silva, nas ações do Setembro Amarelo. Juntas, elas destacaram a importância da prevenção ao suicídio por meio da promoção de um ambiente de diálogo e acolhimento dentro do espaço de trabalho.

A palestra da psicóloga Marina Rais aos servidores da Penitenciária II “Nilton Silva” de Franco da Rocha visou a conscientização sobre tristeza, solidão, angústia, depressão e causas em que se atenta contra a própria vida. Com base em sua formação, a palestrante é especialista em psicopatologia e saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP), o tema suicídio foi abordado de forma profissional.

Os presentes à palestra foram unânimes em expressar seus agradecimentos pela abordagem profissional de um assunto tão delicado.

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}