A CDHU recebeu, nesta quarta-feira (6/3), o secretário de Habitação do Rio Grande do Sul, Carlos Gomes, e o chefe de gabinete da pasta, César Augusto Moreira, no condomínio de Baleia Verde, entregue em fevereiro pelo Governo do Estado a famílias afetadas pelos deslizamentos e inundações provocados pelos fortes temporais registrados no carnaval de 2023.
Construído em dez meses, o conjunto tem 518 apartamentos construídos com tecnologia Wood Frame, técnica de construção industrializada que é feita em uma fábrica e é montada no terreno a ser instalada. A tecnologia é certificada por normas técnicas quanto a durabilidade e qualidade de isolamento térmico e acústico.
A metodologia offsite permite maior celeridade na construção de imóveis, sejam destinados a moradia ou para outros usos. A entrega do Governo de São Paulo em São Sebastião criou um novo paradigma para pronta resposta no atendimento habitacional após eventos climáticos extremos no país, pois não há registro de entrega desse volume de unidades habitacionais em tão pouco tempo. Além dos 518 imóveis da Baleia Verde, foram entregues, também em fevereiro, 186 apartamentos em Maresias, também no município de São Sebastião, totalizando 704 moradias no período.
Após a visita, o secretário de Habitação do Rio Grande do Sul, Carlos Gomes, destacou a importância da experiência do Estado de São Paulo no atendimento em São Sebastião: "Na verdade, essa experiência não trará benefício apenas ao Rio Grande do Sul, mas para o Brasil. Sei que esse condomínio é o primeiro construído nesse método, e o que nós queremos é ganhar escala de produção, melhoria de qualidade da obra e fazer com que o Brasil entregue essas habitações mais rápido e consiga aos poucos vencer as demandas e o déficit habitacional."
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo, Marcelo Branco, destaca a importância da troca de experiências entre diferentes órgãos públicos: "quando gestores públicos fazem esse intercâmbio de boas práticas, quem mais ganha é a população, pois o atendimento do Estado ganha em qualidade e agilidade".
Para o secretário Carlos Gomes, chamou a atenção a qualidade da obra entregue pela CDHU: "Achei uma obra bem estruturada, com acabamento muito honesto e fiel à proposta contratada, que era para atendimento às famílias de São Sebastião. Então, gostei muito do que vi, principalmente pelo método construtivo.
Para incentivar novas tecnologias de construção pré fabricadas, a CDHU lançou um chamamento público, que recebe propostas até abril. A ideia é construir 7,5 mil casas e 7,5 mil apartamentos em estruturas modulares até 2027. Além disso, haverá 100 mil m2 de prédios para uso público.