SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G031LID06522E2QT9T31
Z7_086423G0390OD06L6AM8M42RR4

condesb-tera-mais-duas-entidades-da-sociedade-civil-no-conselho_1

Portaria publicada, no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira dia 5 de janeiro oficializou o ingresso de mais duas entidades no CONDESB.

08/01/2024
Foto ilustrativa

Portaria publicada, no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira dia 5 de janeiro oficializou o ingresso de mais duas entidades no CONDESB.

A entidade CONCIDADANIA e a UVEBS – União dos Vereadores da Baixada Santista terão assentos no conselho com direito a voto.

Agora o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista passa a ter 7 representantes da sociedade civil no CONDESB.

“Isso demonstra que os debates no conselho terão cada vez mais o envolvimento da nossa sociedade. Com o apoio de entidades e universidades podemos ter ações cada vez mais efetivas no desenvolvimento da nossa região”, explica Vagner Bernardo Maria, diretor executivo da AGEM – Agência Metropolitana da Baixada Santista.

Z7_086423G031LID06522E2QT9TV2

Projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá prevê 9 mil empregos

Com investimento de R$ 6 bilhões, obra será o primeiro túnel imerso do Brasil e está sendo apresentada a investidores durante missão internacional na Dinamarca, Holanda e Noruega

24/04/2025
Foto ilustrativa

A estrutura terá 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos, e será composta por seis módulos de concreto pré-moldado. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo estima a geração de 9 mil empregos diretos e indiretos com a construção do Túnel Imerso Santos-Guarujá, projeto pioneiro no Brasil.

Com investimento previsto de R$ 6 bilhões, a obra será viabilizada por meio de parceria público-privada (PPP), com concessão de 30 anos, abrangendo construção, operação e manutenção do ativo. O leilão está marcado para 1º de agosto de 2025.

A estrutura terá 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos, e será composta por seis módulos de concreto pré-moldado. Contará com três faixas por sentido, uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), além de passagem para pedestres e ciclistas.

O projeto, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), representa um marco para o desenvolvimento da Baixada Santista e atende a uma demanda histórica da população da região.

A futura concessionária será responsável por uma infraestrutura compatível com o tráfego de veículos leves, caminhões e transporte público, sem impactar as operações do Porto de Santos.

Durante missão internacional na Dinamarca, Holanda e Noruega, o Governo de São Paulo está apresentando o projeto a potenciais investidores, em reuniões com empresas especializadas em mobilidade e engenharia, como Ballast Nedam, TEC Tunnel, Ruter, LNS, Maersk, DFDS, Sweco, Immontec e Femern A/S. A agenda incluiu visita técnica ao túnel Fehmarnbelt, entre Dinamarca e Alemanha, referência internacional em túneis imersos.

 

Fonte: Agência de notícias do Governo do Estado de São Paulo

Complementary Content
${loading}