A Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SGP), vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), passa a operar com uma nova estrutura organizacional, mais integrada e estratégica. A transformação foi oficializada pelos Decretos nº 69.052/2024 e nº 69.506/2025 e representa um avanço importante na forma como o Governo de São Paulo conduz suas políticas nesta área vital para a gestão pública.
Mais do que uma mudança de nomenclatura — de “Gestão de Pessoal” para “Gestão de Pessoas” — a reestruturação sinaliza uma abordagem mais humanizada e voltada ao desenvolvimento dos servidores estaduais. A SGP ganha novas diretorias, aprimora seus processos e fortalece seu papel como órgão central das ações de valorização e gestão da força de trabalho do Estado.
Mais eficiência
A reorganização interna trouxe avanços importantes. A Diretoria de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas foi ampliada e passou a atuar com quatro divisões especializadas nos temas de desempenho, evolução funcional e inovação em carreiras. Outra novidade é a Diretoria de Gestão Funcional, que centraliza as políticas de concursos públicos, contratações temporárias, força de trabalho e movimentações internas.
Também foi reforçada a atuação da Diretoria de Gerenciamento dos Sistemas e Processos de Gestão de Pessoas, agora com atribuições voltadas à padronização digital dos cadastros e à integração entre sistemas usados por diferentes órgãos do Governo. Outras diretorias — como as de Remuneração e Benefícios e Perícias Médicas — também ganharam maior clareza de escopo e atuam com mais articulação.
SGP assume gestão da folha de pagamento
Um dos destaques da nova configuração é a incorporação da folha de pagamento da Administração Direta (com exceção da Polícia Militar) à estrutura da SGP. Antes sob responsabilidade da Secretaria da Fazenda, a Diretoria Geral de Pagamento de Pessoal (DGPP) agora integra a Subsecretaria e está organizada em três diretorias:
* Despesa de Pessoal: cuida da normatização dos lançamentos de vencimentos e descontos;
* Folha de Pagamento: responsável pelo processamento dos pagamentos e benefícios;
* Gestão de Riscos: atua na detecção de inconsistências e no aprimoramento dos controles internos.
Com esta mudança, o Governo melhora a governança sobre os pagamentos, reforça a transparência e alinha as práticas financeiras às diretrizes de gestão de pessoas. Também promove maior eficiência na aplicação dos recursos públicos e qualifica o monitoramento dos atos administrativos relacionados à remuneração dos servidores.
Compromisso com integridade
A criação da Diretoria de Gestão de Riscos em Pagamento de Pessoal é outro passo importante para fortalecer a cultura de integridade e responsabilidade na administração estadual. A nova unidade trabalha com análise automatizada de dados para identificar distorções, corrigir falhas e garantir que os pagamentos sigam as normas legais.
Essa atuação preventiva amplia a capacidade do Estado de agir com agilidade diante de irregularidades e contribui para uma gestão mais segura, transparente e orientada por evidências. A SGP avança na consolidação de uma cultura de integridade, promovendo práticas que elevam a qualidade da administração pública e asseguram o uso responsável dos recursos do Estado.
SGGD, órgão central do Governo
Criada em 1º de janeiro de 2023, a SGGD é o órgão central do Governo de SP que desenvolve soluções e práticas para tornar cada vez mais ágeis, digitais e transparentes a prestação dos serviços públicos. São três os seus pilares transversais: elaborar as regras centrais do Governo estadual em Gestão Pública (através da Subsecretaria de Gestão Pública), Transformação Digital (Subsecretaria de Governo Digital) e Gestão de Pessoas (SGP).
Internamente, além da SGP, SGC e SGD, a SGGD comanda outras duas Subsecretarias: de Gestão Corporativa e de Patrimônio do Estado. Em sua estrutura organizacional estão ainda cinco órgãos públicos (Prodesp/Poupatempo, Detran, Iamspe, SPPrev e PrevCom) e a Unidade de Gestão do Arquivo Públicos do Estado de São Paulo.