Vivaine Henriques - Croeste
O mês de agosto contou com novas edições da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda em unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). O evento é uma ação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC). O principal objetivo das jornadas é oferecer aos custodiados um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de atividades que forneçam o suporte necessário para o retorno à vida em liberdade. No dia 22 de agosto, foi a vez do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu promover a abertura da sua 14ª Jornada da Cidadania.
Durante a programação, foram disponibilizadas uma série de ações que fornecem ferramentas no processo de reintegração social, tais como: emissão e regularização de documentos pessoais, orientação quanto ao pecúlio, serviços de beleza como corte de cabelo, atendimentos jurídicos, palestras educativas, assistência médica, odontológica e de enfermagem, entre outros. Sendo uma extensão dos serviços que já são rotineiramente prestados na unidade, a jornada reafirma o compromisso em promover a inclusão e a equidade, contribuindo para uma sociedade coesa, justa e próspera.
Para reflexão e orientação dos internos, foram proferidas palestras com os temas: “Vencer é possível”; “Corresponsabilidade do homem”; “Saúde bucal e reintegração”; “Orientações sobre contexto prisional”; “Boas práticas para controle da Hipertensão”; “Decisões”; “Infecção do trato urinário”; “Sinais e Sintomas da Tuberculose”; “Feridas Emocionais causadas pelo pai” e “Conscientização quanto a prevenção das IST”.
Na Penitenciária “ASP Adriano Aparecido de Pieri” de Dracena, a 7ª Jornada foi realizada entre os dias 19 e 23 de agosto, cuja programação ofereceu a toda população carcerária diversas atividades e serviços que contribuíram tanto para a situação enquanto recluso, como também para a ressocialização em sua vida egressa.
A cerimônia de abertura foi realizada na área externa da Unidade Prisional, contando com a participação do Diretor Técnico III da unidade Athaíde Nunes Dias; Denise Dias da Silva Santos, coordenadora Pedagógica da Escola Vinculadora Julieta Guedes de Mendonça; o representante da Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) de Presidente Prudente, Leonardo de Assis e Djalma Martins de Mattos Filho, advogado da Funap.
Durante a solenidade, houve o momento de reflexão e oração com o padre Osvandir Ribeiro da Pastoral Carcerária de Dracena; exposição de quatro pinturas e um cartaz reproduzidos pelos reeducandos, além de apresentações musicais de louvores e orações.
Foram proferidas palestras com os temas “Recomece - Estratégias de Auto Gestão para Recomeçar”; “Saúde Mental e Emocional”; Central de Atendimento ao Egresso e Família; “Agronegócio”; “Saúde Bucal”; “Sífilis”; “Integração Lavoura – Pecuária”; “O profissional da Programação de Software” e “Empatia e Auto Cuidado”.
Atendimentos
Cada jornada mobiliza um mutirão de atendimento nas unidades penais. Desta forma, os custodiados têm acesso à emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Casamento, Título de Eleitor, etc.) e podem receber atendimentos jurídicos, aferição da pressão arterial, testes de glicemia e hepatite, atendimentos odontológico e oftalmológico, corte de cabelo e palestras de saúde e das Centrais de Atendimento ao Egresso e Família (CAEFs).